Como Instalar Ventilador de Teto

O ventilador de teto é uma boa opção para ajudar a amenizar o calor nos dias de verão. Produz menos ruído que o ventilador comum e espalha o ar por todo o ambiente e ainda oferece a possibilidade de  trabalhar nas funções ventilação ou exaustão. O único problema está no fato de que ele não vem pronto para ser usado como o ventilador comum que, depois de adquirido basta ser ligado a uma tomada para funcionar, o ventilador de teto tem que ser instalado por um técnico ou por você, se tiver algum conhecimento na área, porém mesmo que não o tenha, fazendo a leitura desta postagem e seguindo um passo a passo de seu conteúdo, verá que sua instalação não é um bicho de sete cabeças e com certeza você a fará com sucesso, economizando um bom dinheiro, considerando que um técnico cobra praticamente o mesmo valor do equipamento para instala-lo.
Obviamente as instruções aqui disponíveis devem ser consideradas como um exemplo genérico e não devem ser levadas ao pé da letra (a não ser que seu ventilador seja igual ao modelo do exemplo), pois existem muitas marca e modelos diferentes onde cada um têm suas próprias características, mas no geral a maioria seguem os mesmos princípios tanto de funcionamento como de instalação.

Ferramentas:
Para instalar o ventilador será necessário ter em mãos algumas ferramentas, veja quais são:
  1. Furadeira
  2. Broca de vídea 10 mm
  3. Alicate comum
  4. Alicate de corte
  5. Chave de fenda grande
  6. Chave de fenda pequena
  7. Fita isolante
  8. Escada
Procedimentos:
Ao mexer com eletricidade é sempre conveniente desligar a rede elétrica para evitar o risco de choque elétrico e curto-circuito.
Se o ventilador for novo, dentro de sua caixa deve haver um manual de montagem e o esquema de ligação, o qual deve ser seguido, portanto, leia-o com atenção e por inteiro e só passa à próxima etapa depois de ter compreendido todos os procedimentos, assim você terá maiores chances de obter sucesso na instalação com relação ao modelo do seu aparelho.
Normalmente a primeira coisa que as pessoas costumam fazer é ir logo montando o ventilador inteiro e só depois pensam na sua instalação, e este procedimento é muito errado, pois além de dificultar sua instalação, muito provavelmente irá fazer com que as pás fiquem tortas e desalinhadas podendo também serem riscadas por alguma ferramenta durante a instalação, portanto monte sim o ventilador, mas deixe as pás para serem colocadas somente depois de o aparelho ter sido instalado e testado. Outra observação importante é no caso quando se adquire mais de um ventilador, as pás dos mesmos não devem ser misturadas entre si, pois elas saem de fabrica com o mesmo peso e ajustadas cada uma para seu próprio aparelho, e se misturadas é muito provável que você não consiga fazer o alinhamento e o balanceamento final com a precisão ideal.
Considere que ventiladores de teto como o próprio nome diz são para serem instalados no teto e lá devem permanecer, afinal de contas é a sua cabeça que vai estar em baixo, portanto tenha muita atenção com sua fixação e certifique-se de que o teto será capaz de suportar o peso do mesmo.

Fixação:
  • Se for instalar em forro falso ou em gesso, utilize suporte adequado e adaptado especificamente para o seu caso. 
  • Em forros de madeira é conveniente fixa-lo num ponto em que os parafusos atarraxantes atinjam também o caibro que esta no lado de cima do forro e não só nas tábuas que são finas e não dão boa sustentação. Uma boa opção é a utilização de parafusos com porca e contraporca que possam transpassar este caibro. 
  • Em lajes pré-moldadas e de concreto o suporte deve ser fixado com parafusos e buchas N°10 se no ponto à ser fixado houver resistência para isso, ou com arame galvanizado N°16 (atenção nunca use arame recozido que apodrece com o tempo) transpassando-a se por acaso a furação pegar a parte oca da laje, como na figura 2, veja que para dar equilíbrio e estabilidade, a amarração está feita em lados opostos e alternados do suporte. Quando houver caixinha chumbada na laje, se a mesma for de ferro poderá ser usada como base, mas mesmo assim é conveniente fazer um reforço com arames, porém se a caixinha for de plástico não servirá para a fixação.
Imagem  - 2
Se você estiver reinstalando o ventilador, o mesmo já deve estar montado, porém se o ventilador for novo monte-o seguindo as instruções do seu manual, mesmo assim estou disponibilizando aqui os manuais de dois modelos caso não tenha os seus em mãos. Para visualiza-los ou fazer o download, utilize os links abaixo.

Montagem:
Abaixo estão as instruções de montagem do ventilador modelo 2, clique sobre as imagens para melhor visualiza-las.

Vista explodida
Abaixo a vista explodida do mesmo aparelho e também o esquema de ligação elétrica.
Figura  - 5
Instalação Elétrica
Apesar de haver centenas de marcas e modelos diferentes de aparelhos, a instalação elétrica da maioria deles é basicamente a mesma, ou seja, cinco fios, sendo dois pertencentes à lâmpada e outros três pertencentes ao motor, e neste ultimo são dois de uma cor e um terceiro de cor diferente, os quais são ligados da seguinte forma: os da lâmpada não tem nenhum segredo bastando liga-los nos mesmos fios que alimentavam a lâmpada anteriormente, porém sabendo que um dos fios que alimentam esta lâmpada vem diretamente da rede, o mesmo também servira para alimentar o motor através do fio de cor diferente, os outros dois de cor igual devem seguir em direção ao painel de comando, e para isso deve ser acrescentado ao circuito mais dois fios partindo do ventilador até a caixinha onde será instalado o painel de comando do aparelho. Um detalhe importante a ser observado é que dependendo do tipo de painel de comando, será necessário instalar o capacitor que acompanha o aparelho, ligando-o nos dois fios novos que foram acrescentados ao circuito, observe este detalhe na figura N°3. No entanto esta ligação só funciona em aparelhos cujo painel de comando utiliza dimer (controle rotativo ou deslizante de velocidade) para controlar a rotação, como é o caso do modelo constante na figura N°5. Para painéis onde a rotação é controlada por chave de duas ou três posições, este capacitor já vem acoplado ao painel, como na imagem N°6 e 7, bastando apenas seguir as instruções de ligação.
Imagem - 6
Ligação da lâmpada:

Se seu painel estiver como o da imagem abaixo, e se a ligação da lâmpada não tiver que ser em paralelo, basta ligar os fios da chave que correspondem à lâmpada naqueles que já estavam no interruptor antigo, tomando o cuidado de ligar o centro da chave (fio branco) na rede e o outro (fio azul) na lâmpada.

Ligação da lâmpada em paralelo:
Uma das duvidas na instalação dos painéis, é a de como ligar os fios das lâmpadas em circuitos paralelos. Na maioria dos casos o painel vem configurado sem o sistema paralelo como é o caso da imagem abaixo:
Imágem  - 7
E neste caso será necessário fazer uma modificação no circuito acrescentando mais um fio e substituindo outro, veja esta modificação na imagem abaixo onde o fio preto que interliga as duas chaves (foto de sima) foi substituído por um mais longo e na chave da direita (pertencente à lâmpada) foi acrescentado mais um fio no terminal que estava livre.
Imágem - 8
Ligação do motor: 
    Fazendo isto os circuitos da lâmpada e do motor estão separados e prontos para serem ligados. Como agora eles são independentes faça a ligação dos fios da lâmpada naqueles que já estavam ligados no circuito anterior, e os do motor serão ligados da seguinte forma: o fio verde que esta no centro da chave do meio (chave reversora) deve ser ligado à rede no fio oposto ao que foi ligado ao ventilador, e os pretos que se localizam nas extremidades da mesma chave devem ser ligados naqueles fios novos que foram acrescentados ao circuito, note que neste tipo de chave o capacitor já veio acoplado a ela dispensando o acréscimo de outra peça ao circuito. Somente a titulo de curiosidade, a função deste capacitor é criar uma terceira fase na rede já que os motores deste tipo de ventilador são trifásicos, e neste tipo de painel alem de gerar esta terceira fase, eles também controlam a velocidade de rotação, por isso ficam instalados neste local e seus terminais interligados a chave de velocidade.

Configuração extra de ligação:
Abaixo esta o circuito de ligação de um painel que utiliza o dimer como regulador de velocidade de rotação, note que o capacitor neste caso poderá ficar em qualquer ponto do circuito, apesar de normalmente ser instalado dentro da canopla para facilitar a manutenção. Note também a forma como esta montado o circuito paralelo da lâmpada que neste caso, nas ligações do painel é utilizado um fio em comum com o ventilador.
Aterramento:
Embora a maioria das pessoas ache desnecessário fazer a ligação do fio terra ao equipamento, a recomendação é que ele seja instalado, a fim de garantir a segurança contra o risco de choque elétrico durante possíveis manutenções e trocas de lâmpadas, ele deverá ser ligado a uma rede própria de aterramento ou na falta desta apesar de não ser o mais adequado, ao fio negativo da própria rede elétrica.

Alinhamento e balanceamento das pás:
Todo ventilador de teto vem com as pás independentes umas das outras, e sendo assim é normal que após sua instalação o ventilador venha apresentar alguma vibração devido ao desbalanceamento, pois por mais que as pás saiam de fabrica ajustadas, é impossível evitar pequenos entortamentos e desajustes durante sua instalação, e estas vibrações além de incomodarem e de colocar em risco a fixação do aparelho, podem provocar a queima frequente das lâmpadas. Para resolver este problema, siga os passos indicados na postagem seguinte:

Características Técnicas
Embora cada aparelho possua suas próprias características técnicas, abaixo estão as de dois modelos e que servem de parâmetros básicos para o instalador obter as informações necessárias à instalação.
Informações adicionais:
  • Não se esqueça de dobrar as pontas da copilha, caso contrario seu ventilador poderá cair.
  • As cores dos fios mencionadas no exemplo se referem ao modelo em questão, podendo variar de acordo a marca e o modelo do aparelho.
  • Os novos fios a serem adicionados ao circuito devem ser de 1,5 mm de diâmetro.
  • A potência da lâmpada a ser utilizada deve estar de acordo com a orientação do fabricante do aparelho (lâmpadas fortes demais podem derreter o lustre de plástico).

    65 comentários :

    1. Oi pessoal, tudo bem? Comprei um ventilador de teto da marca Latina (Air latina), com lampada embutida halógena. Não quero contratar um eletricista para instalar porque estão cobrando em média R$ 180,00 para instalação, achei caro e tenho condições de instalar. Estou com dúvida nos fios para a ligação elétrica: no ventilador são 6 fios, sendo 2 amarelos, 1 branco, 1 marrom, 1 vermelho e 1 verde e amarelo (terra). Qual fio liga em qual? No teto tem os fios branco, azul e preto.. Aguardo retorno! Obrigada! Leia Faria

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Leia Faria, existe uma infinidade de marcas e modelos de ventiladores, cada marca utiliza cores próprias e diferentes nas montagem de seus ventiladores e infelizmente eu não tenho condições de informar-lhe como fazer as ligações de seu ventilador sem ter acesso ao esquema de ligação, tente procurar algum site que exiba informações especificas de seu ventilador digitando o modelo dele. Abraços.

        Excluir
    2. Tem algum problema eu trocar o espelho de um ventilador de controle de velocidade de botão para um que tenha dimmer? E meu capacitor tem 3 fios 6 + 4 microfaradays, tenho que descartar uma perna?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim pode fazer a troca, utilize o mesmo capacitor se não tiver um no painel do dimmer, descarte a perna de 4 microfaradays, assim você aproveitará a rotação máxima de seu ventilador.

        Excluir
    3. Pode me tirar uma dúvida? Meu ventilador tem 3 fios saindo do motor( 2 pretos e um branco). Já passei os dois fios para ligação da lâmpada, o fio de retorno da lâmpada eu tenho que interligar no fio branco do motor e os outros dois fios pretos interligar em cada extremidade do capacitor(paralelo)? A interligação ao fio fase, só se dá no espelho do ventilador? Tenho que fazer alguma interligação desse fios do motor no neutro?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Faça o seguinte: um fio da lampada e o fio branco do ventilador você liga no neutro da rede, o outro fio da lampada segue para o interruptor da mesma, pronto a lampada está resolvido. vamos agora aos fios do ventilador, leve os fios pretos até o painel de controle, se o capacitor estiver soldado nas chaves do painel, provavelmente terá dois fios saindo deste painel para serem interligados com esses que vem do ventilador, caso o capacitor esteja solto então siga com os fios do ventilador até o painel e ligue cada um dos fios do capacitor nos fios que vem do ventilador. A fase positiva da rede alimenta tanto o painel do ventilador quanto o interruptor da lampada, se seu painel tiver o interruptor da lampada acoplado nele, provavelmente deve ter um fio com as ligações já prontas para a ligação na fase da rede.

        Excluir
    4. fiz uma ligação de vbentilador na rede paralela mas quando eu desligo a lampada o ventilador desliga tambem oque eu fiz errado alguem pode me dar uma forcinha

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. De Barros, em circuitos que utilizam sistema paralelo na lampada é necessário fazer uma modificação no painel de comando do ventilador, pois a ligação original vem preparada para ligações sem paralelo veja como fazer isso nas imagens 7 e 8 desta postagem.
        No seu caso com certeza o painel do ventilador está ligado à saída do interruptor da lampada quando deveria estar ligado diretamente à rede.

        Excluir
    5. ola gostaria de saber se posso instalar ventilador de teto em forro de estuque, e se não tem perigo de rachar o teto com a vibração do ventilador

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Tisil2203, o forro de estuque não suporta o ventilador, assim como forro de gesso e forro de PVC também não, o que deve ser feito neste caso é a instalação por cima do estuque de um suporte preso no madeiramento ou na laje no qual ficará preso o ventilador.

        Excluir
    6. Bom dia.Meu ventilador tem o controlador com 3 teclas(luz, velocidades e exaustão e ventilação) com capacitor de 3 fios, só que o espelho amarelou com o tempo. Há algum problema de imcompatibilidade se eu compra outro controlador só com os botões luz e ventilação/exaustão com dimmer?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Problema nenhum, a unica coisa à ser vista é se o seu controlador novo já vem com o capacitor, caso não venha terá que utilizar o velho ligando os fios de maior capacitância nos fios de retorno do ventilador.

        Excluir
    7. Sobre a ligação dos fios do motor, quando você diz: "o fio verde que esta no centro da chave do meio (chave reversora) deve ser ligado à rede no fio oposto ao que foi ligado ao ventilador", você está querendo dizer para ligar o fio verde (as 2 pontas) no Neutro da rede é isso?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Se no ventilador você já ligou um dos fios no neutro da rede, este fio verde que que sai do centro da chave deve então ser ligado ao positivo da rede.

        Excluir
    8. olá Ivair; olha o meu ventilador está funcionando bem mais eu tento aumentar ou diminuir a velocidade mais não acontece nada o ventilador fica na mesma de guando eu liguei e eu tirei o capacitor que fica dentro do controlador de velocidade e ele continua... com a mesma rotação. a chave que aumenta e diminui está boa será que é um dos capitores? obrigado!!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Rivaldo, como você sabe que seu controlador não está com defeito?
        Que tipo de controlador é (chave ou dimmer)?
        As ligações estão corretas?
        Tem algo estranho aí, pois após tirar o capacitor não deveria haver rotação alguma, alhais tome cuidado pois sem o capacitor ele poderá se queimar.
        Se este ventilador funcionava ante da forma como estava ligado então o defeito pode estar sim no capacitor.

        Excluir
    9. Boa tarde. Tenho um ventilador marca Zayt Vt-01(péssima marca, fabricado pela temida spirit), e o mesmo veio com controlador de botões e capacitor de 3 terminais(6 + 4 microfarady). Ocorre que comprei um controlador com dimmer e outro capacitor de 3 terminais(3 + 7microfaraday)juntei o fio verde do capacitor com o fio preto e liguei nos fios de reversão do motor, está correto a ligação ? O problema desse miserável dessa ventilador é que sua carcaça é de plástico e suas pás parecem de papelão! Estou achando a velocidade máxima muito aquém dos loren sid que tenho aqui, e o ventilador está balançando muito. Tem como acertar esse balanço com contra-peso?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Caro amigo, é sempre difícil comentar em cima de poucas informações, principalmente devido a grande quantidade de marcas e modelos existentes, mas vamos lá.
        Alguns ventiladores utilizam as capacitâncias dos capacitores de forma independente outros de forma somadas, inicialmente tente descobrir se você consegue maior rotação utilizando apenas os fios que compõem a parte de sete microfarads e depois teste somando as duas capacitâncias, feito isso utilize a que melhor resultado deu, estou dizendo isso porque pelo que eu entendi você já está somando as capacitâncias e se nesta configuração a rotação está baixa é porque talvez o defasamento esteja incorreto.
        Com exceção do capacitor, o restante de sua ligação deve estar correta, caso contrario o ventilador não estaria funcionando.
        Para tirar o balanço que você comentou, nesta página mesmo você encontra o link para uma outra página onde eu ensino como alinhar e balancear o ventilador.
        Abraços.

        Excluir
    10. olá meu nome e Anderson24 de novembro de 2013 às 14:03

      Meu ventilador e da marca wind e de teto também eu posso colocar controle remoto nele ou não

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anderson, você pode colocar controle remoto em qualquer ventilador independente da marca ou modelo, mas vai uma dica: compre controle que funcione via rádio frequência e não infravermelho, este ultimo tem alcance muito limitado.

        Excluir
    11. Bom Dia Sr. ivair Puerta.Comprei um ventilador de teto da marca Arno Ultimate. Porém o suporte de ferro que prende o ventilador no teto, tem o espaçamento entre os furos dos parafusos maior do que o buraco no teto do apartamento. Por gentileza, qual seria a opção de solução?grato.Fabio

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Fabio Santos, o buraco a que você se refere deve ser o da caixinha que está fixada no teto do apartamento! Não utilize esta caixa para fixar seu ventilador, ela não foi feita para isso, as vibrações do ventilador podem acarretar na quebra da caixa e ele poderá cair. fixe o ventilador na laje do apartamento utilizando buchas adequadas e utilize a caixinha somente para a passagem dos fios.
        Abraços.

        Excluir
    12. Ola. Meu ventilador de teto tem um capacitor de 2 fios. Eu posso colocar um capacitor de 3 fios? Se sim o que faria com o terceiro fio? Obrigado

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Everton, capacitores de três fios são para ventiladores que tem sua rotação controlada por chave, mas pode ser utilizado em ventiladores controlados por dimmer e se este for o seu caso, utilize os dois fios que oferecerem a maior rotação e ignore o terceiro fio, só não se esqueça de isola-lo.

        Excluir
    13. Olá Rick, este é mais um caso que eu não tenho como ajudar, pois entra na regra da exceção, seis fios pode ter à ver com enrolamentos independentes, talvez seja necessário ligar três dele juntos, e utilizar os outros três para a ligação à chave, mas aí tem que saber sobre qual cor representa qual ponta de qual enrolamento para serem ligados corretamente e isso só é possível analisando o ventilador ou seguindo o manual do equipamento. Abraços.

      ResponderExcluir
    14. Boa tarde, Ivair !!! Minha duvida é a seguinte: tenho um ventilador com a caixinha contendo três chaves: interruptor de luz, o segunda com as funções de ventilação, desligado e exaustão e a terceira com controle de velocidade (min, médio e max ).
      Adaptei um novo espelho e gostaria de mudar o interruptor de reversão (é possivel sem ter controle de ligar) e colocar um dimmer.Comprei um dimmer que vem com função, liga e desliga.
      É possivel realizar essas alterações? Como proceder ?

      Obrigado.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Ricardo, você pode ligar o ventilador ao dimmer da forma como está, sem nenhuma modificação, não precisa eliminar ou substituir a chave da reversão que tem a posição desligado, no entanto se desejar faze-lo, basta substitui-la por outra que não possua esta opção, até um interruptor paralelo de lâmpada serve, é só fazer as ligações dos fios da mesma forma como eles já se encontram, abraços.

        Excluir
    15. tentei instalar meu ventilado, e um fio branco vindo de cima, ficou avulso
      alguma ajuda?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Infelizmente a informação que você passou é muito pouca para que eu possa te ajudar.

        Excluir
    16. Ola, sr. ivair, tenho um ventilador marca arge majestic ele tem um capacitor de tres fios, verde preto e vermelho, liguei o vermelho no reverso do ventilador e o preto e verde no conector minimo de velocidade do painel mas ele nao liga ainda, oque poderia ser?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pelo que eu entendi do seu texto, a ligação que você fez está correta e corresponde à da figura nº 8 desta página, o que pode estar ocorrendo é estar faltando energia no ponto onde você esta ligando o ventilador ou ter alguma outra ligação errada ou ainda algum dos componentes estar com defeito, mas aí tem que analisar item por item.

        Excluir
    17. Caro Ivair, é possível ligar em paralelo o controle do ventilador (ventilador/exaustor) e consequentemente da regulagem de velocidade?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Desculpe-me mas eu não compreendi a sua pergunta, por favor passe mais detalhes para que eu possa te ajudar.

        Excluir
    18. Ivair bom dia. Estou com um problema no meu ventilador de teto. Desmontei para limpar e surgiu que sem a instalação das pás ele gira forte e com elas e fica muito fraco. Já troquei o capacitor, inverti o lado das pás, já tenho ele a 2 anos, não é instalação nova. Alguma luz ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Leandro, perder um pouco de rotação quando se coloca as pás é normal devido à resistência que o ar oferece, no entanto se a rotação estiver muito aquém do normal, pode ser que o capacitor esteja fraco (baixa capacitância) ou até mesmo o motor já esteja cansado, tente substituir o capacitor por outro semelhante para ver se melhora, pois ele é a causa do problema da maioria dos ventiladores que apresentam este sintoma.
        Abraços.

        Excluir
    19. Olá Ivair meu ventilador de teto está estranho, com as pás ele gira lento sem elas gira forte. Já tentei quase tudo. Posição da pá, capacitor novo. Tem alguma ideia ? Abraço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Se você já trocou o capacitor, verifique se ele tem a mesma capacitância do original, caso contrário seu ventilador pode apresentar o mesmo problema, porém se tudo estiver correto com o capacitor, é bem provável que seu motor esteja fraco ou com espiras do enrolamento em curto e nesse caso a solução mais viável é a substituição do ventilador.

        Excluir
    20. Prezado Ivair a pergunta da instalação em paralelo é se é possível, assim como é com a luz, ligar o ventilador (a parte de ventilação e exaustão) em paralelo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim é possível, no entanto diferente do paralelo da lâmpada que utiliza um interruptor paralelo simples em cada ponto, para o ventilador seria necessário um interruptor paralelo duplo em cada ponto e a ligação seria comparada à de um interruptor paralelo intermediário.

        Excluir
    21. Olá Ivanir,

      Instalei o ventilador ontem e funcionou normal porém o unico problema é que só funciona com a luz acesa, o q pode ser. Visto que minha lampada possui somente 2 fios na ligação 1 usei como força no interruptor e o outro com terra na lampada e no ventilador o q poder ser ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Norberto, seu problema é simples de resolver, para alimentar o ventilador pegue a energia antes de passar pelo interruptor da lâmpada, se tiver dificuldade trabalhe com ligações independentes, ou seja fios para a lâmpada e fios para o ventilador. Abraços.

        Excluir
    22. Boa tarde. . Comprei um ventilador de teto arno alivio.. o eletricistas instalou com fios paralelos de 0, 75.. Segundo ele disse q era suficiente. .. meu ventilador esta lento so q nao sei se é o aparelho ou por causa da instalação. ..

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Guilherme Gomes, o fio de secção 0,75 mm, tem capacidade de 9 amperes, ou seja: 9 A x 127 V = 1143 Watts.
        Seu ventilador tem um consumo de 140 Watts, ou seja, o fio tem capacidade 8 vezes superior ao consumo do ventilador, portanto teoricamente não há nenhum problema com a instalação.
        entretanto se a distância da fonte de energia for muito distante eu recomendo utilizar o fio 1,5 mm.
        Quanto a lentidão, pode ser defeito no ventilador ou alguma ligação errada, tente fazer um teste ligando-o em alguma tomada de sua casa, certifique-se de que a tensão do ventilador é equivalente à da rede, ventiladores 220 V, ligados em redes 127 V apresentam esse defeito.
        Abraços.

        Excluir
    23. Ola , tenho um ventilador de teto , antigo, não sei nem qual marca é, do motor sai 4 fios 1 cinza, 1 vermelho , 1 branco e 1 marron como eu devo ligar este ventilador na chave de parede com capacitor de 3 fios. grato

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, é difícil opinar sem ver, mas vou tentar.
        Se são quatro fios é provável que um deles esteja ligado à carcaça do motor para servir como aterramento e os outros três devem pertencer ao motor, se você conseguir identifica-los, aí então ficara fácil a instalação, bastando seguir as orientações mostradas na postagem acima.
        Para identificar os fios, se não der para faze-lo visualmente, será necessário a utilização de um multímetro.

        Excluir
    24. Olá Sr. Ivair, boa noite.
      Comprei um ventilador de teto, tentei seguir as instruções que vem no manual, (que parece estar em grego) não entendo muito de elétrica, é necessário passar um fio paralelo? como e onde tenho que ligar tantos fios(6) que saem do capacitor, tentei ligar sem o paralelo, mas só acende a lâmpada e o motor faz barulho mas não gira, isso pode ocasionar a queima do mesmo? aguardo uma luz, obrigado. Waldiney.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, não sei como estão as ligações em sua casa e nem a quantidade de fios que já estão instalados aí, portanto é praticamente impossível para min opinar sobre o seu caso especificamente, no entanto acredito que se você estudar o conteúdo desta página tentando compreende-lo, provavelmente será capaz de instala-lo.
        Dica: trabalhe separadamente a lâmpada e o ventilador, isto facilitará sua compreensão do sistema, se necessário passe fios independentes para um e para o outro. Se desejar fazer perguntas mais específicas, fique à vontade.
        Abraços e boa sorte.

        Excluir
    25. Ola Ivanir poderia me ajudar, por favor? Possuo um ventilador que de um tempo pra ele simplismente para de funcionar, como qud se eu o desligasse. Troquei o capacitor, porem o defeito permanece. Pra entender, ele funciona normalmente por cerca de 40 minutos e para do nada. Alguma ideia do que podd ser? Agradeco a atencao.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Este defeito pode estar no motor, pois está parecendo que ele se apresenta quando o motor se aquece após algum tempo de funcionamento, pode também ser um mau contato nas emendas dos fios ou nas chaves do painel, meu conselho é revisar item por item.

        Excluir
    26. Como faço pra ligar um ventilador sem usar o fio de reversão? Não consegui passar mais um fio para ligar a reversão. Será que posso ligar só a ventilação?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim, é possível ligar só a ventilação, mas será necessário retirar o capacitor do painel de comando e instala-lo na fiação próximo ao motor.
        Faça da seguinte forma:
        Do motor saem três fios, ligue um deles direto no positivo da rede, ligue o segundo fio (qualquer um dos dois restantes) no negativo da rede, ligue o terceiro fio em uma das pontas do capacitor e a outra ponta do capacitor faça um teste ligando no negativo ou no positivo conforme você queira fazer a ventilação ou exaustão.

        Excluir
    27. Olá, poderia tirar uma dúvida? O interruptor da minha sala possui 3 teclas (1 lâmpada para estar, 1 para luminária 2 lâmpadas mesa de jantar e 1 para sacada externa). Gostaria de instalar o ventilador mantendo a segregação das luzes do jeito que está. É necessário adquirir outro painel de controle? É possível modificar o painel que veio com o produto porém adicionando mais duas teclas separadamente? Como ligar /interligar estas chaves? Grato/abraço/Carlos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Carlos,no seu caso o ideal é manter a parte de iluminação do jeito que está, faça a instalação do ventilador de forma independente, utilize o painel original do ventilador, apenas encontre uma forma de adapta-lo á parede ao lado dos interruptores que já estão instalados, talvez inserindo outra caixinha ao lado.

        Excluir
    28. Olá eu gostaria de saber como faço para estalar um capacito de 2 pernas se no meu ventilador sai 3 pernas ! Obrigada

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Sulamita, do seu ventilador saem três fios, ligue um deles no positivo da rede, ligue um outro no negativo da rede, o terceiro fio ligue em um dos lados do capacitor e o outro lado do capacitor ligue no negativo da rede.

        Excluir
      2. Obrigada por me ajudar até a próxima dúvida !

        Excluir
    29. Bom dia, parabéns seu blog já ajudou muita gente. Instalei o ventilador ventisol 127v funcionou tudo certo porem faz zumbido tipo zzzzzz conforme a velocidade (z::::z::::z::::, z::z::z::), quando desligo ele continua pelo embalo silenciosamente. Estou suspeitando que seja algo relacionado a corrente ou motor, é normal? O que fazer?
      Alessandro

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Alessandro, obrigado pelo comentário, é normal qualquer motor quando ligado produzir ruídos, isso se deve a energia alternada da rede que provoca vibração nos componentes do motor, não precisa se preocupar com isso.

        Excluir
    30. BOA NOITE, TENHO UM VENTILADOR DE TETO BRITANIA 220V DE 5 FIOS, LIGADO A UMA CAIXA DE COMANDO COM CAPACITOR DE 3 FIOS DA MARCA VENT CONTROLE, AO TERMINAR A INSTALAÇÃO ME DEPAREI COM A SITUAÇÃO DE O VENTILADOR SO FUNCIONAR COM A LUZ ACESSA, O QUE FAÇO???

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Revise novamente sua instalação, nenhum dos fios que alimentam o ventilador devem passar pelo interruptor da lâmpada, se depois de revisado você ainda não conseguir encontrar o problema, sugiro que trate as ligações do ventilador e da lâmpada separadamente(independentes), se necessário passe fios adicionais.

        Excluir
    31. do motor do meu ventilador de parede sai tres fios e eu tenho que ligar o capacitor que só tem dois fios com faço?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Amigo(a), seu capacitor tem dois fios, ligue-os em dois dos fios do ventilador, tanto faz, simplesmente escolha dois, em seguida ligue o fio do ventilador que ficou sozinho na rede e escolha um dos que você ligou no capacitor para liga-lo no outro fio da rede.
        se o motor girar no sentido errado, simplesmente pegue o fio da rede que você ligou em um dos fios do capacitor e ligue-o no outro fio deste mesmo capacitor, fazendo isso ele irá alterar a rotação do motor.

        Excluir
    32. Boa Tarde Ivair,
      Comprei um ventilador cujo manual é o mesmo que você colocou no tópico mas deparei com uma duvida. Comprei um Dimmer da Fame com um interruptor de Luz e outro para ventilação e exaustão, na parte de trás tem 2 fios pretos que saem do dimmer. No ventilador são 2 fios brancos que saem da lampada, 2 fios pretos do motor e 1 branco do motor, além do terra (igual ao desenho). Minha fase (Vermelho) chega na parede e não passa pelo teto e o neutro (azul) chega no teto mas não está na parede. Saberia me informar qual seria o processo correto para a instalação neste caso? Obrigado

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ligação da lâmpada:
        Suponho que você já tinha uma lâmpada funcionando neste ponto, então ligue os fios do interruptor da lâmpada da mesma forma como estava ligado no interruptor antigo, ou seja: fio vermelho (fase da rede) no centro do interruptor, e um dos lados do interruptor ligue em um dos fios brancos da lâmpada.

        Ligação do Dimmer:
        Ligue sua fase vermelha em um dos fios do dimmer.
        O outro fio do dimmer ligue no centro da chave reversora.

        Ligação da chave reversora:
        ligue os dois fios laterais da chave reversora nos dois fios pretos do ventilador, um em cada um.

        ligação do capacitor:
        Se o capacitor tiver duas pontas pretas, ligue uma ponta em cada fio preto que sai do ventilador.
        Se o capacitor tiver três fios (vermelho, verde e preto), junte a ponta verde com a preta e ligue em um dos fios pretos que saem do ventilador, ligue a ponta vermelha no outro fio preto do ventilador.

        Ligação do motor:
        Junte o fio branco do motor mais um dos fios brancos da lâmpada e ligue no fio azul da rede (neutro), ligue o outro fio da lâmpada no fio que vem do interruptor.
        Abraços e boa sorte.

        Excluir
      2. Obrigado Ivair, funcionou perfeitamente.

        Excluir

    Link de inscrição no Youtube

    Receba novidades, se inscreva em meu canal no Youtube: Ciência Compartilhada