Como Alinhar e Balancear Ventilador de Teto

Ventiladores de teto depois de instalados (veja como instalar ventilador de teto) costumam apresentar instabilidades que podem provocar aquecimento, maior consumo de energia e principalmente risco de se soltarem do teto. Para resolver este problema é necessário fazer o alinhamento e o balanceamento das pás (hélices) logo em seguida à sua instalação, os procedimentos abaixo devem ser realizados com o ventilador desligado, utilize ferramentas adequadas e cuide principalmente da sua segurança.
Tanto no alinhamento como no balanceamento deve se buscar a maior precisão possível, mesmo assim existe a possibilidade de não se conseguir o equilíbrio perfeito, porém pequenas variações não comprometerão o funcionamento normal do ventilador.


Alinhamento das pás:
Tratamos como alinhamento o ajuste da distância entre as pás e o teto onde todas devem ter as mesmas medidas. Obs.: O ventilador deve estar aprumado, certifique-se também que o teto esteja nivelado, só então faça os ajustes necessários.
Como proceder:
Depois de verificada a altura H das pás e constatada diferenças entre as mesmas, regule uma delas fazendo um leve esforço na garra nº 1 no sentido vertical (para cima ou para baixo) conforme necessidade até que todas estejam na mesma distância do teto.
Importante: Nunca exerça força diretamente sobre as pás, pois se corre o risco de quebra-las, o esforço deve ser aplicado sobre a garra 1 que é de metal e tolera pequenos ajustes.
Detalhe: este procedimento se aplica à maioria dos ventiladores existentes no mercado, porém existem alguns modelos onde esta garra é feita de material não flexível (antimônio) que se forçado podem quebrar-se, neste caso o único ajuste a ser feito é o balanceamento das pás.
Dica: nunca coloque as pás do ventilador antes de ter fixado o motor(ventilador) no teto, assim você evitara a possibilidade das garras serem entortadas acidentalmente.

Balanceamento das pás:
Feito o alinhamento torne a ligar o ventilador e verifique se está estável, caso continue vibrando, parta para a segunda etapa da regulagem, ou seja, o balanceamento, que consiste em fazer com que as distâncias L entre as pás sejam as mesmas, para isso, solte um pouco os parafusos de fixação e com um toque ajuste as medidas entre as pontas das pás depois aperte os parafusos novamente.
Detalhe importante: Caso adquira mais de um ventilador ao mesmo tempo, tome o cuidado de não misturar as pás de um com as dos outros ventiladores, pois elas saem de fabrica com pesos semelhantes e são ajustadas individualmente para cada aparelho, se forem misturadas dificilmente você conseguirá fazer a estabilização do mesmo.

Link de inscrição no Youtube

Receba novidades, se inscreva em meu canal no Youtube: Ciência Compartilhada