Como Fazer Ovos de Chocolate


Aprenda passo-a-passo como fazer ovos de chocolate e alegrar ainda mais a sua páscoa.

Ovos de Pascoa
Fazer ovos de chocolate para o próprio consumo ou para comercializar, pode ser um bom negócio, pois o preço de um ovo pode ser até cinco vezes maior que a do próprio chocolate.
Mas não pense que a coisa é simples e também não é sem motivo que essa diferença é tão grande, pois dá muito trabalho e quem o faz precisa ter algum conhecimento sobre os processos. A maior dificuldade, diferente do que se pensa não está em moldar o chocolate e sim em tempera-lo. O brilho e a textura dependem de uma temperagem correta. Temperar significa movimentar o chocolate derretido durante um tempo determinado para que a temperatura passe de 45ºC a 29ºC sem que o mesmo endureça, veja então com se faz.

Derretendo o Chocolate:

Passo 1
Pique o chocolate em pedaços pequenos e coloque em um refratário.

Passo 2
Em Micro-Ondas - Leve ao micro-ondas sempre em potência média mexendo de um em um minuto até que esteja completamente derretido.

Em Banho-Maria - Leve a panela ao fogo e aqueça a água, sem ferve-la, depois desligue o fogo e encaixe o refratário, em seguida mexa o chocolate até derreter completamente. Atenção: não deixe pingar água no chocolate, isso fará desandar o processo.

Obs.: - Ao final do derretimento o chocolate deve estar a 45ºC, e quando colocado sobre a pele deve transmitir a sensação de "quente".

Temperando o Chocolate:
Coloque o refratário em outra panela contendo água fria, mexa o chocolate sem parar, movimentando das bordas para o centro até esfriar a uma temperatura entre 28ºC e 30ºC. A sensação que esta temperatura transmite à pele é de "frio" como o toque de uma colher de metal. Para maior precisão, recomenda-se o uso de um termômetro culinário, visto que qualquer diferença térmica colocará todo o serviço à perder.

Moldagem:
Despeje o chocolate temperado na forma, retirando o excesso com uma espátula, em seguida bata levemente o molde para eliminar as bolhas de ar. Leve a geladeira por 10 a 20 minutos
(depende da geladeira) retirando-a quando o chocolate tiver desgrudado.

Obs.: - quando o chocolate está desgrudado, a forma fica esbranquiçada.

Neste vídeo é possível ver todo o processo:
Visite meu canal no Youtube 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Link de inscrição no Youtube

Receba novidades, se inscreva em meu canal no Youtube: Ciência Compartilhada