Cortador de Isopor Caseiro

Construa Um Cortador de Isopor Para Trabalhos Artesanais
Quem trabalha com artesanato ou decoração de festa infantil sabe da necessidade de se ter um cortador de isopor em seu ateliê, esta ferramenta é imprescindível, pois é a única forma de se conseguir fazer cortes retos e com precisão, além de dar agilidade ao serviço.
Pensando nisso, fiz este post onde mostro um cortador simples, porém muito eficiente.
Este eu mesmo montei veja o projeto abaixo:

Diagrama em bloco
Este diagrama serve como exemplo para o caso de você desejar adquirir o equipamento semipronto, seja por comodidade ou por não ter experiência em montagem eletrônica. Basta comprar o dimmer e o transformador (fonte de alimentação) já montados, sendo necessário apenas construir a estrutura do equipamento.
Funcionamento
Como você pode ver na imagem a energia da rede 110 ou 220 volts entra no dimmer que através de um potenciômetro varia a tensão que irá alimentar o transformador que está em sua saída. O transformador por sua vez, recebe esta tensão variável e a transforma em outra também variável entre 0 a 12 volts, tensão esta que é aplicada a um fio de níquel que se aquece e produz o corte no isopor.
Desta forma, este equipamento permite regular a temperatura do fio de níquel, possibilitando alterar a velocidade de corte.

Esquema eletrônico
Este é um circuito bem simples e de fácil montagem, se quiser poderá acrescentar nele um LED ou lâmpada piloto (tipo neon) para indicar se está ligado ou não.
Lista de material

  • 1 Chave liga/desliga
  • 1 Fusível - 500Ma - 250V
  • 1 Triac - 226D
  • 1 Diac - 1N5411 ou 40583
  • 1 Resistor – 10kΩ – 1W
  • 1 Capacitor de poliéster - 220nF / 400V
  • 1 Potenciômetro linear - 100kΩ
  • 1 Transformador entrada 110 / 220V, saída 12V
  • 10 cm fio níquel cromo bem fino (espessura de um fio de cabelo)
  • Plaquinha para circuito impresso (opcional)

Montagem
Para facilitar a montagem utilize este circuito impresso
Se desejar poderá monta-lo também em placa padrão ou em ponte
Veja abaixo como fica a disposição dos componentes nesta placa:
 Note que está invertida porque está sendo vista pelo lado de cima, lado onde ficam os componentes.
Tome cuidado para não ligar errado o TIC 226D, o gate (G) corresponde ao pino três que está ligado diretamente ao DIAC.
 Atente também para a tensão do transformador que deve ser igual a da rede.
O fio de corte deve ser de níquel cromo e pode ser reaproveitado de um soldador de 30 watts queimado.

Estrutura da Mesa de Corte
Quanto à estrutura do equipamento, você pode copiar o modelo da foto que foi montado sobre um pedaço de compensado de 15 mm revestido de fórmica, (a fórmica facilita o deslizamento do isopor sobre a superfície).
Sobre esta tábua está fixado uma haste metálica que dá sustentação ao fio de corte, como se pode ver, ele está ligado a uma mola que tem a função de mantê-lo sempre esticado, porém com flexibilidade suficiente para não arrebentar quando em uso ou caso seja esbarrado algum objeto acidentalmente, este fio está alimentado eletricamente através da haste metálica que está ligada a uma das saídas do transformador. A outra ponta atravessa a tábua para ser ligado ao outro fio que vem do transformador.
Nesta mesma tábua também está fixada uma caixa onde foi montado o circuito eletrônico (transformador e dimmer). Esta caixa era de guardar relógio e foi reaproveitada dando um bom resultado. 
Assista no vídeo abaixo o aparelho em funcionamento
Veja em meu canal outros vídeos como este

15 comentários :

  1. Muito obrigado, o vídeo e o esquema estão ótimos.
    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiano, fico feliz que gostou e agradeço seu comentário.

      Excluir
  2. muito bom, procurava por isso faz um tempo " O DIMMER"

    ResponderExcluir
  3. Olá gostei da explicação pergunto se eu comprar o dimmer é so ligar ele em serie antes do trafo?

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite, adorei o projeto, obrigado.

    Mas o que eu preciso é do contrario, ou seja, eu tenho uma resistência de 350 vatzs e gostaria de regular a sua temperatura via potenciômetro, pois algumas vezes que a liguei aqui, ela ficava bem vermelha, e agora não, esquenta, mas não na potencia máxima, a ligo direto na corrente alternada. Pensei em usar o circuito acima, só que eu aplicaria mais vatzs, 140 ou 150 ate ir ao máximo da temperatura da resistência,
    podem me ajudar?

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, seu caso é simples de ser resolvido, adquira ou construa um dimmer e ligue sua resistência diretamente nele, pois no seu caso não se deve ter um transformador no circuito como é o caso do cortador de isopor.
      Ligando a resistência no dimmer, você irá controlar a temperatura da resistência através de um potenciômetro, temperatura essa que vai variar desde fria até a máxima, mas tome cuidado para que sua resistência tenha uma potência inferior à do dimmer para que ele não se queime. Abraços.

      Excluir
  5. Ivair tudo bem muito legal o seu projeto parabéns ,tenho intenção de executar ,mais tá difícil de encontrar o Diac - 1N5411 ou 40583 ,seria esse compatível Diac Db3 .
    Desde já grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manoel, eu não sei dizer se o Db3 dá certo, mas se está difícil de encontrar os que estão sugeridos no esquema, tente estes que são equivalentes: N413M, BR100, D3202Y, DO201YR.
      Abraços.

      Excluir
    2. Beleza vou procurar ,muito obrigado por sua atenção.

      Excluir
  6. ola amigo eu estou fazendo meu cortador com uma fonte de PC com saída de 5 volts e 21 amperes, so que ela esquenta demais o fio a ponto de estourar, o pedaço do fio e de 15 cm no máximo, como posso fazer para diminuir a potencia dela?
    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aldrian, eu nunca fiz teste com fonte de computador, mas para resolver o seu problema imagino duas possibilidades:
      1ª- Aumente o comprimento do fio, assim ele terá uma resistência maior e suportará melhor a corrente aplicada, ou experimente outros fios.
      2ª- Construa e instale na saída da fonte um regulador de tensão para ajustar a tensão no fio, esta opção é a melhor, e vai funcionar como dimmer, já que um dimmer não pode ser colocado na entrada desta fonte.

      Excluir
    2. Obrigado Ivair, hoje testei com um fio (resistência de chuveiro) um pouco maior e funcionou perfeitamente, só que este fio maior dificulta meu trabalho, pois eu tenho q trabalhar o fio conforme o modelo do produto que faço, corte diagonal, corte em V, zig,zag, então minha melhor solução e instalar este regulador de tenção , sou leigo nesses assuntos, por isso peco ajuda, como construo este regulador de tenção?
      obrigado

      Excluir
    3. Oi Aldrian, infelizmente eu não tenho nenhum esquema para trabalhar com corrente tão elevada, como é o caso da resistência para chuveiro, mas se quiser trabalhar com fios mais finos, pode se basear neste esquema: http://cienciacompartilhada.blogspot.com.br/2013/04/fonte-regulavel-0-12-volts.html

      Excluir

Link de inscrição no Youtube

Receba novidades, se inscreva em meu canal no Youtube: Ciência Compartilhada