Reaproveitando um Boiler

Minhas Experiências Ecológicas
Depois de ter montado este aquecedor solar (foto) e ter comprovado o seu funcionamento, percebi que o reservatório (boiler) não consegue segurar a temperatura por muito tempo, apesar de ter sido revestido com papel alumínio e tiras de isopor, o formato do tambor torna impossível sua completa vedação, impossibilitando manter a água quente por mais de seis horas, obviamente que se a intenção e´apenas o banho da noite, podemos dizer que ele é ótimo.
 Mas eu queria mais, então resolvi dar uma incrementada no sistema e adquiri um boiler antigo com reservatório de cobre e revestimento de chapa galvanizada contendo serragem como isolamento,
depois de ter sido feito alguns reparos nas soldas dos tubos de entrada e saída que estavam vazando devido a trincas, e também, uma modificação para adaptá-lo a minha necessidade, pois originalmente este reservatório funcionava apenas com energia elétrica. Observe o ponto branco no centro (foto acima), deste local foi retirado o termostato e colocado o tubo por onde retorna a água vinda da placa coletora.
Nesta foto acima o sistema já instalado, porém seu funcionamento mostrou-se insatisfatório pelo fato de a placa coletora estar praticamente no mesmo nível do reservatório.
Para corrigir o problema aproveitei este suporte que tinha em mãos
 e depois de devidamente lixado e pintado, reorganizei todo o sistema que ficou assim:
Note que a placa agora está abaixo do boiler.
O abastecimento é feito pelo lado de baixo da placa.
No outro lado do reservatório está a saída de água quente que vai para o chuveiro.
O respiro tem a função de liberar o ar preso no interior do reservatório e permitir que toda a tubulação fique cheia de água, este respiro deve ficar com sua extremidade superior aberta e sua altura deve ultrapassar o outro reservatório que abastece todo o sistema e o mantem sempre cheio.

A placa coletora de calor
Esta placa foi feita com tubos de PVC marrom de 1/2" e colocada em uma caixa de chapa galvanizada pintada de preto e coberta com um vidro para impedir que o calor escape.
Este equipamento depois de montado foi acoplado ao já existente mostrado aqui.

finalizando
Após testar, concluímos que o trabalho valeu a pena pois agora a água se mantém quente até na manhã do dia seguinte, portanto o objetivo foi alcançado.

Leve uma vida ecológica
Reaproveitar materiais significa evitar desmatamentos e novas extrações minerais, preservando o meio ambiente para as atuais e futuras gerações.
Pratique os três Rs: Reutilizar - Reaproveitar - Reciclar.

Um comentário :

Link de inscrição no Youtube

Receba novidades, se inscreva em meu canal no Youtube: Ciência Compartilhada